Domínio x Hospedagem

Esse post é o primeiro de vários que pretendemos publicar por aqui, com o objetivo de elucidar dúvidas que parecem simples mas que se mostram bastante comuns no nosso dia-a-dia com nossos clientes. Nossa ideia é deixar tudo aquilo que precisamos que clientes e agências saibam para trabalhar conosco, o mais claro possível.

A confusão entre domínio e hospedagem é bem mais comum do que possa parecer. Provavelmente porque são duas coisas básicas e fundamentais necessárias para se botar um site no ar. E também porque muitos provedores de hospedagem oferecem domínios grátis junto com os planos de hospedagem. E isso pode causar uma bela confusão na cabeça de quem não está acostumado.

 

O que é um domínio?

De maneira curta e grossa, um domínio é a url/endereço (www.nomedosite.com.br) que os usuários usarão para acessar o site. Essa é a definição mais simples e totalmente desprovida de qualquer aprofundamento técnico.

Na verdade, um domínio é uma forma simplificada de se identificar um computador ou conjunto de computadores ligados à uma rede, de forma que não precisemos digitar um número enorme de números que identificaria esses computadores. O domínio é o endereço pelo qual se poderá acessar os arquivos hospedados em um servidor, para que possamos visualizar um site em um browser.

No Brasil, o órgão que faz os registros de domínio é o registro.br. Aconselhamos sempre todos os nossos clientes que façam o registro diretamente no registro.br, em seus próprios CPFs ou CNPJs, para garantir que os domínios fiquem em seus nomes e sob suas responsabilidades diretas, não correndo o risco de acabar perdendo o acesso ao controle do domínio.

 

O que é hospedagem?

Um site nada mais é do que um conjunto de arquivos de diversos formatos (html, css, php, jpg) que são interpretados por um browser de forma que tenham a aparência definida por sua programação. Esses arquivos precisam estar disponíveis para acesso em computadores ligados à rede o tempo todo. Um servidor de hospedagem oferece o espaço para colocarmos esses arquivos, mediante o pagamento de planos mensais que variam de acordo com as necessidades e configurações necessárias para cada site.

Existem diversos provedores de hospedagem no Brasil e no resto do mundo, com os planos e valores mais variados. No nosso caso, sempre apresentamos mais de uma opção de provedor de hospedagem para nossos clientes, com os planos que atendem suas necessidades. Assim como no caso dos domínios, também incentivamos que a contratação seja feita diretamente pelo cliente, para que ele não dependa de nenhum intermediário para acessar o suporte do plano de hospedagem.

 

É importante ressaltar que as definições apresentadas aqui são as mais simplificadas possíveis, com o objetivo de facilitar a vida e a comunicação com clientes e agências que não estão acostumados com essa parte técnica que acaba sempre se fazendo presente em algum ponto do processo.

 

Deixe um comentário

Digite o que procura e tecle Enter